Wet’n Wild sedia o I Seminário Cidades Educadoras do Estado de São Paulo

22 de março de 2019

Wet’n Wild sedia o I Seminário Cidades Educadoras do Estado de São Paulo

O encontro faz parte de um movimento mundial pela educação. O objetivo é promover ações que coloquem o parque como território educador

29 de março de 2019 é uma data muito importante para o Wet’n Wild. O parque abre suas portas para receber o I Seminário Cidades Educadoras do Estado de São Paulo, tornando-se parceiro da Rede Cidades Educadoras, que no Brasil está sob coordenação do município de Vitória-ES. O encontro faz parte de um movimento mundial pela educação e reúne educadores formais e informais, tanto de cidades que já são associadas, como das que desejam conhecer melhor a iniciativa, visando ampliar a repercussão dos conceitos, trocar experiências e expandir a Rede.

O objetivo de receber este encontro é que o Wet’n Wild, que há 20 anos é referência no Brasil quando o assunto é diversão, seja também reconhecido como um território educador em todos os aspectos que envolvem sua operação: no treinamento dos colaboradores para receber os visitantes, no projeto de acessibilidade, na física envolvida que possibilita o funcionamento de uma atração, na conscientização para o uso racional dos recursos hídricos, entre outros assuntos.

O evento acontece após o encontro da comissão internacional na França, realizado na semana passada para apresentar as diretrizes internacionais e que contou com a participação da Secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio, e do coordenador do Movimento Cidades Educadoras, Ramires Brilhante, também presentes no Seminário realizado no Wet’n Wild.

O movimento Cidades Educadoras teve início em 1990 em Barcelona e conta com uma rede de cidades em todo o mundo comprometidas com a formação e o desenvolvimento de seus habitantes, principalmente jovens e crianças. Neste conceito, a educação ultrapassa os limites físicos da escola e todos os espaços passam a ser sua extensão, tornando-se ambientes educativos.

Em todo o Brasil, 18 cidades fazem parte da Rede Brasileira de Cidades Educadoras. No Estado de São Paulo, fazem parte as cidades de São Paulo, Santo André, Guarulhos, São Bernardo do Campo e São Carlos.

“Apoiar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras é uma forma tanto de retribuir à sociedade pelos 20 anos de sucesso do Wet'n Wild de maneira eficiente e construtiva, como de visionar esse futuro em que todos os espaços sociais são parte do processo educativo de crianças e adultos”, explica Alain Baldacci, presidente do Wet’n Wild.

Caminho das Águas: estrutura sustentável do parque em sinergia com o meio ambiente

Desde o início de suas atividades, o Wet’n Wild trabalha com o reuso de toda a água que movimenta suas 25 atrações que, juntas, totalizam mais de sete milhões de litros. Para compartilhar com os jovens estudantes como é possível manter esta estrutura sustentável que reúne tantas atrações e ainda preserva o meio ambiente, o parque criou o projeto pedagógico Caminho das Águas, que possibilita ao visitante conhecer todo o funcionamento, da captação da água ao seu tratamento, proporcionando uma vivência ambiental e protagonista de fenômenos científicos.

O Caminho das Águas passou por uma reestruturação e, a partir do dia 30 de março, apresenta uma proposta mais interativa, com cinco estações com personagens cenográficos para que os visitantes possam entender a relação que o parque tem com a fauna e flora, e outros aspectos ambientais.

A trilha visa instigar o olhar dos jovens estudantes para a compreensão e análise de diversos assuntos, como os mananciais, a mata ciliar, o reflorestamento e a captação e o tratamento da água até as piscinas do Wet’n Wild. Com isso, estimular a repensarem a relação com o uso racional dos recursos hídricos, ações de reflorestamento, captação de carbono, consumo e como esses hábitos geram impacto na sociedade.

O Caminho das Águas é um projeto educacional voltado exclusivamente para grupos escolares.

Programação:

9h – Recepção

Trilha do novo Caminho das Águas - Café

10h - Abertura

Alain Baldacci - Wet´n Wild

Adriana Sperandio – Secretária de Educação de Vitória-ES

10h30 - Movimento “Cidades Educadoras”

Ramires Brilhante – Coordenador do Movimento Cidades Educadoras

11h30 - Escola de Paz

ONG Pais Moviment

12h - Almoço

13h - Casos Inspiradores

14h - Oficina Território Educador

Prof. Keine Alves - Horus Mentoria

16h - Encerramento e Café

Serviço:

I Seminário Cidades Educadoras do Estado de São Paulo

Data: 29 de março

Horário: das 9 às 16h

Local: Wet’n Wild – White Pavilion (Rod. dos Bandeirantes, Km 72 - Itupeva)

Inaugurado em outubro de 1998, o parque aquático celebrou recentemente seus 20 anos de operação. O Wet’n Wild tem mais de 25 atrações classificadas como família, moderadas e radicais, que juntas totalizam sete milhões de litros de água tratada e reciclada. É diversão garantida para todas as idades, durante o ano inteiro. Em 2018, foi eleito o parque de diversão mais amado pelos paulistanos em estudo inédito feito por VejaSP/MindMiners e está entre os parques mais bem avaliados da América do Sul, segundo TripAdvisor.